segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Cases: Think Different

Alguém poderia imaginar que uma colorida maçã se tornaria mais famosa que a fruta que representa a cidade de Nova York ou a maçã, que é símbolo dos discos dos Beatles? Com certeza não. Em matéria de maçã como um símbolo, a do fabricante de computadores Apple talvez seja apenas comparável a de Adão e Eva. Mas o fato é que, quando se fala em símbolo e quando o símbolo é uma maçã, o que hoje nos vem imediatamente à cabeça é um Macintosh e não uma serpente. Essa imagem se deve graças a uma das melhores campanhas publicitárias da história. A Apple, que iniciou na década de 70 a revolução dos computadores pessoais, vinha perdendo grande parte desse mercado nos últimos anos. Com uma série de produtos inovadores, como o iMac, e campanhas publicitárias geniais, a empresa começou a recuperar parte do mercado que havia perdido. Em 28 de Setembro de 1997 durante a premiere do filme "Toy Story", foi apresentada a campanha "Think Different". Com peças impressas, mídia externa (outdoors, pinturas de parede, tetos de ônibus e pôsteres), e um comercial de 1 minuto, a campanha celebrava figuras históricas que mudaram o mundo por pensarem de maneira diferente como Albert Einstein, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Jr., Pablo Picasso, Maria Callas, Thomas Edson, Miles Davis, Jim Henson, Ted Turner, John Lenon & Yoko Ono, Frank Sinatra e Muhammad Ali, entre outros, exemplificando por que as pessoas deveriam ter um Macintosh. Uma homenagem a gênios criativos que nos servem de inspiração hoje.


Here's to the Crazy Ones.The misfits.The rebels.The troublemakers.The round pegs in the square holes.The ones who see things differently.
They're not fond of rules.And they have no respect for the status quo.
You can praise them, disagree with them, quote them,disbelieve them, glorify or vilify them.About the only thing that you can't do, is ignore them.
Because they change things.
They invent. They imagine. They heal.They explore. They create. They inspire.They push the human race forward.
Maybe they have to be crazy.
How else can you stare at an empty canvas and see a work of art?Or, sit in silence and hear a song that hasn't been written?Or, gaze at a red planet and see a laboratory on wheels?
We make tools for these kinds of people.
While some may see them as the crazy ones, we see genius.
Because the ones who are crazy enough to think that they can change the world,
are the ones who do.

È uma versão reduzida desse texto que o ator Richard Dreyfuss narra no anúncio para televisão, enquanto cenas em preto e branco de gênios da história aparecem.




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O sucesso foi enorme e começava ali o renascimento da Apple como marca. As pessoas que eram fiéis a empresa foram resgatadas, levando consigo milhões de novos seguidores. Os criativos da TBWA Chiat/Day, agência que criou a campanha, disseram em entrevistas que nunca poderiam produzir esses anúncios para o Macintosh, com a rapidez que foram produzidos, sem a própria tecnologia Macintosh.
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Clique aqui (botão direito - Salvar destino como...) para fazer o download do filme.

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