segunda-feira, abril 17, 2006

Cases: Got Milk?

Um dos cases mais famosos da publicidade mundial, a campanha "Got Milk?", criada pela agência Goodby Silverstein & Partners de San Francisco para a California Milk Advisory Board, na verdade o poderoso Lobby da bebida Láctea nos Estados Unidos, tornou-se um ícone pop da cultura norte-americana, fazendo com que o consumo de leite atingisse seu recorde em 2001 nos Estados Unidos.
-
A campanha teve início em 1993, quando fabricantes de leite da Califórnia resolveram formar uma cooperativa, a California Milk Advisory Board, para aumentar e incentivar o consumo da bebida Láctea, que se via confrontada dia a dia com uma queda vertiginosa no consumo do produto. O conceito inicialmente foi introduzido somente na California, porém devido ao enorme sucesso a ganhou “status” nacional no ano de 1995.
-

O Lobby do leite fez um apelo às figuras públicas para aderirem à campanha, a bem do leite e da saúde. E foi o que se viu. Da atriz Whoopi Goldberg, ao presidente Bill Clinton, de Angelina Jolie à Naomi Campbell, todos aderiram à campanha. Políticos, estrelas do cinema, da televisão e esportistas eram fotografados com o lábio superior manchado de leite, conhecido como o tradicional “bigode branco”, seguidos da pergunta “Got Milk? Where’s Your Mustache?”. Genial. Eficiente. Magnífica.



-
Com uma intensa presença em diversas mídias e a participação de celebridades, a campanha se tornou um sucesso, atingindo um awareness acima de 90%. A expressão “Got Milk?” rapidamente caiu na linguagem comum. E o leite passou a vender como nunca. Mais do que ícone Pop Americano, a campanha rende milhões de dólares ao Lobby do leite americano, que registrou a marca e licenciam mais de 100 produtos diferentes de merchandising. Em 2004 a campanha tornou-se internacional ao ser introduzida na Inglaterra.

Um dos comerciais televisivos de maior sucesso da campanha foi “Birthday”, criado em 2003, e baseado no costume americano de consumir leite em aniversários após comerem bolo. Devido a isso o comercial não funcionaria de forma globalizada, mas o sucesso no mercado americano foi muito grande. Essa tradição da cultura americana é comunicada de uma forma bem humorada, mostrando que comer bolo sem beber leite é praticamente uma tragédia.


Clique aqui (botão direito - Salvar destino como...) para fazer o download do filme.

A ação mais recente da campanha Got Milk? é absolutamente surreal. Vacas das quais restaram apenas fotos, desenhos de pastos vazios e fazendeiros inconsoláveis. É este o conteúdo do fantástico site cowabduction.com, criado pela Goodby Silverstein & Partners. Na página, que possui abertura em flash mostrando vacas sendo levadas por energias extraterrestres, como no filme "Os Esquecidos", qualquer um pode mandar relatos de vacas desaparecidas. A idéia é comunicar aos consumidores americanos que o leite é um produto tão necessário que alienígenas estão vindo a Terra para abduzir vacas. A ação mantém o slogan tradicional, além de contar com cinco comerciais de televisão, que juntamente com um segundo site - planetinneed.com – onde é contada a história de Extra Terrestres desesperados por leite, suportam a campanha.

Nenhum comentário: