quarta-feira, março 01, 2006

Plágio, Paródia ou Ofensa?

A marca de preservativo Olla, a segunda colocada no mercado brasileiro em unidades vendidas, ousou em meados de 2005, lançando uma campanha, criada pela agência Age, parodiando a famosa campanha do banco Itaú, que brincava com mensagens destinadas a vários grupos sociais com o slogan "Itaú foi feito para você". A frase que aparece nas peças é "Essa é pra vocês". A grande discussão é analisar se o consumidor brasileiro está maduro o suficiente para encarar nas ruas com humor cartazes que falam sobre sexualidade, além de abrir uma discussão ética sobre plágio de idéias. Sou radicalmente contra qualquer tipo de censura, mas ao meu ver, o consumidor tem que ter a liberdade de receber ou não a mensagem. Não vou nem discutir a idéia, que por sinal é fantástica. Mas, a partir do momento, que foi veiculada em outdoors, uma mídia que não pode ser evitada e que será vista por crianças e pessoas idosas, a idéia pode ser vista como ofensiva a muitos valores. Em relação a questão do plágio, não enxergo desta forma. É apenas uma paródia, com uma grande sacada por de trás.
Veja alguns dos 15 tipos diferentes de outdoors:













Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom... foi suave sem ser agressivo...