terça-feira, abril 04, 2006

Hector

Pessoas que vivem e moram em grandes cidades, lidam diariamente com engarrafamentos, stress, filas, multidões, falta de espaço, poluição sonora e visual. Raramente surge a oportunidade de respirar ar puro, ter espaço amplo, relaxar e não pensar nos problemas diários. É a tal da “liberdade”.
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Há mais de 20 anos uma célebre campanha publicitária da Renault já tratava desses assuntos. Em 1984, a montadora francesa e sua agência de publicidade introduziram diversos comerciais puramente conceituais para o lançamento de seu novo carro, o Escape, que tinha como virtudes unir tecnologia, conforto e espaço. Todo o conceito da campanha tentava demonstrar o quão importante era ter espaço, um verdadeiro luxo naqueles dias (e continua sendo ainda mais nos dias de hoje). A campanha se tornou famosa na Europa porque manteve ao longo dos anos a fidelidade do posicionamento na construção da marca. Em Dezembro de 2004, a Renault comemorou os 20 anos do Espace lançando uma nova versão do veículo e, conseqüentemente, uma nova e badalada campanha publicitária, comandada pela agência Publicis de Paris.
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A idéia da campanha era reinventar a equação "luxo = espaço", utilizada desde o surgimento do modelo no mercado automobilístico. Como um road movie, o comercial contava a pequena aventura épica do personagem Hector, um homenzinho em preto e branco saído diretamente das tirinhas de um jornal. Rompendo seu pequeno cubículo, o personagem escapa da tirinha para atravessar e percorrer o mundo. Termina por chegar em uma colina e descobre a imensidão do planeta. Entra o título: "Isn't space the ultimate luxury?" (Não é o espaço o verdadeiro luxo?). A trilha sonora era bastante propícia para ilustrar a aventura de Hector, embalada pela música "Going Up the Country" da banda Cannet Head. O automóvel nem sequer aparece durante a história, apenas durante os segundos finais como uma assinatura.
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Clique aqui (botão direito - Salvar destino como...) para fazer o download do filme.

A campanha contava ainda com cinco anúncios impressos que mostravam a aventura do personagem para conseguir mais espaço. Um verdadeiro trabalho de construção de marca.





Thanks to Brainstorm.

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