quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Vending Ball

A Nike sempre primou por utilizar meios e mídias não convencionais em suas campanhas ou ações de marketing. É justamente por essa razão que a marca se diferencia das outras. Esta campanha, criada e executada pela agência Kinetic de Cingapura, fazia parte do posicionamento global da marca em incentivar a prática do futebol a qualquer hora e em qualquer lugar.


Para isso foram espalhadas vending machines (máquinas automáticas) que vendiam bolas do modelo Total 90. Isso mesmo, vender bolas em máquinas automáticas. Para jogar futebol é preciso somente uma bola, e essas máquinas estavam a disposição “24 horas”, tornando o acesso ao principal objeto do jogo mais fácil. As máquinas tinham grande caracterização e o slogan "Play to Win". Inspirada na improvisação do futebol, essas máquinas foram colocadas em pontos estratégicos de Cingapura como shopping e estações de metrô. O sucesso foi tão grande, foram vendidas mais bolas em uma semana nas máquinas do que em duas semanas nas lojas, que o mercado americano e europeu adotou a idéia. É a Nike adotando de vez o Marketing de Guerrilha em suas ações.

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