quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Crueldade Animada

Comerciais existem aos milhares, são criados todos os dias. Porém obras-prima da publicidade surgem raramente. São marcantes, fazendo o consumidor parar, refletir e em algumas vezes se emocionar. Tudo isso é mostrado neste forte comercial criado pela agência Saatchi & Saatchi de Londres para a NSPCC (National Society for the Prevention of Cruelty to Children), uma associação que luta pelo fim do abuso às crianças desde 1884.


É o tipo de comercial que surpreende o telespectador, ele está tranqüilamente assistindo e de repente um turbilhão emocional acaba tomando conta daquele momento. Intitulado de “Cartoon”, o comercial mostra um homem batendo, maltratando e até queimando com cigarro uma criança representada por um desenho animado. Apesar da violência, o telespectador até se diverte com a cena, já que são elementos bastante tradicionais em animações, ainda mais aliados aos excelentes e impecáveis efeitos sonoros. E é justamente por achar engraçado que os espectadores acabam levando uma descarga emocional violenta com o final de forte impacto. Depois de ser espancado violentamente o desenho animado é arremessado escada abaixo. Quando a câmera mostra o corpo no chão vem a grande surpresa. É uma criança de verdade toda machucada. Em seguida entra o texto “Real Children Don’t Bounce Back” (Crianças reais não voltam ao normal).
-
--
Absolutamente fantástico, apesar de ser chocante. Impossível ficar indiferente a uma situação dessa. Outro ponto positivo é a direção de arte impecável e a produção que ficou por conta da renomada Gorgeous Enterprises. Com méritos, este filme maravilhoso de 1 minuto de duração ganhou o Leão de Ouro no Festival de Cannes em 2002. Clique aqui para fazer o download do filme.

Nenhum comentário: