terça-feira, junho 27, 2006

Especial Cannes 2006

No último sábado foi encerrado o Festival de Cannes. Alguns destaques chamaram a minha atenção em relação a premiações. A francesa TBWA de Paris foi eleita pela quarta vez consecutiva a agência do ano. A Crispin Porter + Bogusky de Miami foi eleita agência interativa do ano. E a agência Nordpol de Hamburgo cada vez mais me encanta pela sua ousadia, versatilidade e non-sense. Na categoria Film não houve nenhuma surpresa. O Grand Prix foi para o comercial da Guinness “Noitulove” (que já foi postado neste blog) da britânica AMV BBDO.
-
Carlton Draught "BIG AD" (Gold Lion)
Outro destaque na categoria film foi este comercial criado pela agência australiana George Patterson Partners para a cerveja Carlton Draught. Antes mesmo de ser lançado na televisão, cerca de 500 mil pessoas já tinham visto o novo comercial pela internet, provando que a combinação explosiva de marketing viral e entretenimento são mais que eficientes. O filme da cerveja australiana, antes de tudo, é uma paródia dele mesmo.
-
-
Honda "Choir" (Gold Lion)
Outro destaque nesta categoria foi o aclamado comercial criado pela Wieden+Kennedy de Londres para o novo Honda Civic. Extremamente forte conceitualmente destacou-se pela total interatividade e utilização de diferentes formatos de mídia. O filme tem início com um locutor dizendo: "Assim é como um Honda se sente...", e segue com um coro simulando todos os ruídos do Honda Civic, desde a abertura do teto solar até simulação dos diferentes tipos de solo. O comercial podia ser visto em diferentes tipos de mídia como online, Microsite, iTunes, Download e Download Making Of.
-
-
Sony "Balls" (Gold Lion)
Outro comercial premiado foi criado pela agência Fallon de Londres para a TV Bravia LCD da Sony. O filme nos mostra uma maneira diferente de comunicar a principal característica do produto: A perfeita reprodução e qualidade de cores. O comercial foi gravado em uma rua da cidade de San Francisco onde 250.000 bolas coloridas brilhantes foram jogadas ladeira abaixo criando um efeito fantástico. O filme ainda conquistou o prêmio de Melhor Uso da Música. A produção foi da MJZ, com trilha arranjada pela Parv Third @ Wave e interpretada pelo sueco (de ascendência argentina) José Gonzales, que regravou um hit da banda sueca The Knife.
-
-
GAP "DUST" (Silver Lion)
Um dos filmes que mais me agradaram foi criado pela agência Crispin Porter + Bogusky de Miami para a rede de lojas GAP. Com o objetivo de comunicar aos consumidores que as lojas iriam ganhar “cara nova”, a agência encontrou um jeito absolutamente fantástico e surpreendente de passar essa mensagem. Na minha opinião merecia muito mais do que conquistou.
-
-
Renault "Crashtest" (Bronze Lion)
Esse comercial da Renault criado pela ousada agência Nordpol de Hamburgo, foi um dos premiados que mais me agradaram. E porque? Por utilizar uma combinação maravilhosa de non-sense com forte conceito implícito, que acabam por sustentar todo o comercial e posteriormente a campanha. O filme nos mostra um crash test feito de uma maneira diferente para comunicar que os automóveis franceses são mais seguros que os outros.
-
-
Outras duas peças me agradaram muito no Festival de Cannes. Além da criatividade, o que me chamou a atenção foi a utilização de mídias diferentes. Imagine a seguinte situação: Você está tranqüilamente em sua casa quando de repente alguém toca a campainha ou bate à porta. Knock. Knock. Knock. Quem é? Uma nova modalidade de mídia. A ação foi criada pela agência Saatchi & Saatchi do Peru para a rede de pizzarias Papa Johns e conquistou Ouro na categoria Direct. A mensagem é transmitida de uma forma original e clara. As vendas da rede de pizzaria no Peru aumentaram 80%.
-

-
A outra ação foi criada pela agência Leo Burnett de Johannesburg para o Exército da Salvação e premiada com Bronze na categoria Media. Cartazes que viravam cobertores foram espalhados pelas ruas da cidade trazendo o texto: "Se você está com frio ou conhece alguém que está, por favor, pegue esse cartaz". Original, criativa, ousada e eficiente para quem passa por esta situação desagradável.
-

Nenhum comentário: