segunda-feira, fevereiro 13, 2006

África: Preocupação Mundial

Um dos comerciais mais fortes, em termos emocionais, que com certeza, faz com que o telespectador não se sinta indiferente diante dele. É capaz de mexer com o mais frio dos seres humanos. É assim que pode ser definida esta maravilha criada para a ONG francesa AIDES (Association de Lutte Contre Le SIDA), uma organização que luta contra a AIDS. Intitulado de Village, foi premiado com Leão de Prata no Festival de Cannes 2004.
-
-
No comercial várias crianças estão brincando na savana africana, até que uma delas avista algo e sai correndo para avisar a todos o que se aproxima. As crianças vão até o vilarejo e advertem todo mundo. Todos na aldeia ficam assustados e resolvem se esconder da maneira que podem. Mas é então que descobrimos o que está acabando com a paz dos habitantes do pequeno vilarejo africano: um velho homem africano, enrugado, com cabelos brancos e que se apóia em uma bengala. O texto diz: The average life expectancy in Africa is 47. Soon, no one will even know what an old person looks like” (A expectativa de vida na África é de 47 anos. Logo, ninguém sabe como uma pessoa velha se parece). Entra então o logotipo da ONG francesa AIDES e a assinatura: Let’s not abandon Africa to AIDS” (Não abandone a África à AIDS). Criado pela agência TBWA de Paris, este filme todo filmado em preto e branco conta com uma incrível dramaticidade, nos mostrando a realidade de um continente que está abandonado a própria sorte.

-
Para nós pode parecer totalmente surreal e impensável dizer que alguém possa ter medo de uma pessoa idosa. Mas imagine em um lugar onde a grande maioria da população não passa dos 50 anos de idade. Eles raramente ou simplesmente nunca viram alguém dessa idade. Clique aqui (botão direito - Salvar destino como...) para fazer o download do filme.

Nenhum comentário: