quarta-feira, junho 21, 2006

Especial Cannes 2006

Está sendo realizado no suntuoso Palais des Festival a 53.ª edição do Festival Internacional de Publicidade, em Cannes, na França. Muitos premiados já foram anunciados e a julgar pelos resultados, nunca uma edição do maior prêmio de publicidade do mundo decepcionou tanto. O nível esteve bem abaixo dos anos anteriores, com peças que conquistaram muito mais do que mereciam. Aos poucos vou trazendo as peças premiadas, que na minha opinião, realmente mereceram as famosas estatuetas do conhecido felino.
-
O Grand Prix na categoria Press foi conquistado pela agência FCB da África do Sul com a peça, intitulada “Periscope”, para a marca de brinquedos dinamarquesa Lego. A peça mostra uma base azul de encaixe das peças do famoso brinquedo representando o oceano, com apenas uma peça de Lego em forma de L, formando um periscópio. O título diz “Imagine”. E cada um que imagine o submarino que quiser. Na minha opinião não merecia ter conquistado o Grand Prix. Clique na imagem para ampliar.


A agência Master Comunicação da cidade de Curitiba foi a única brasileira a conquistar uma estatueta felina na categoria Lions Direct, que premia peças que não são veiculadas na mídia, como malas-diretas. Conquistou Prata com esta ação criada para a dedetizadora D.D.Drin. Aproximadamente cerca de 5 mil pequenas baratas de plástico, que continham o telefone da empresa, foram colocadas embaixo das portas de casas e apartamentos. A idéia central era mostrar a facilidade que o inseto tem para entrar em uma residência. A simplicidade da ação aliada ao baixo custo de produção e execução impressiona.

Umas das campanhas que mais me impressionou foi esta criada pela agência Saatchi & Saatchi da Malásia para a Anistia Internacional e que conquistou o Leão de Ouro na categoria Outdoor. Extremamente inteligentes e criativos, os anúncios em forma de selos incentivavam as pessoas a protestarem, através de cartas, ou seja, escrevendo para estes “Distintos Senhores”, que regem nações do planeta terra como o Presidente George Bush, os ditadores do Zimbabwe e Myanmar, além de uma alta autoridade do Irã. Clique na imagens para ampliar.




Outra campanha da Lego premiada, desta vez com um Leão de Bronze na categoria Outdoor, foi esta criada pela agência Saatchi & Saatchi de Cingapura. Estes cartazes colocados em Pontos de Vendas impressionam pela criatividade e simplicidade ligadas ao conceito comunicado no slogan “Build It”.

3 comentários:

Anônimo disse...

Kadu, obrigado pela visita ao meu blog. Você se salvou em meu primeiro comentário pois considero Cannes uma segunda casa. Tenho momentos memoráveis por lá. Não morra de inveja, por favor, rs...

Nélio Oliveira disse...

Prezado,

Olha, não me leve a mal, mas não fui eu quem postou aqui no seu blog. Certamente é algum desocupado se fazendo passar por mim.

De fato, não conhecia este espaço até acessar seu perfil no Blogger.

Me pergunto o que passa pela cabeça de alguém pra simplesmente postar como se fosse outra pessoa... Lamentável.

Não obstante, parabéns pelo blog. Pretendo lê-lo com mais vagar oportunamente.

Abraços,

Nélio

AleksShamles disse...

Δεν υπάρχει πιο αποτελεσματικό μέσο για την καταπολέμηση της με τη στυτική δυσλειτουργία, από το silvitra. Πριν υπέφερα από αυτή την ασθένεια, αλλά τώρα είμαι χαρούμενος, επειδή η γυναίκα μου είναι ενθουσιασμένος από το σεξ. Να συστήσω αυτό το εργαλείο!