quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Evian Rock

Se existisse uma lista dos melhores comerciais de televisão com certeza “Waterboy” e “Voices” criados pela agência francesa BETC Euro RSCG de Paris, que faziam parte da campanha “Evian: We Will Rock You”, para a água mineral Evian não poderiam ficar de fora. A mídia televisão tem um custo alto, são segundos valiosos e caros, mas quando o cliente tem dinheiro, a agência pode colocar em prática toda sua criatividade, fugir do usual e desobedecer padrões. E foi exatamente isso que a agência fez nesta campanha introduzida em 2003 nos mercados da França, Inglaterra, Luxemburgo e Bélgica. O comercial, chamado “Waterboy”, que podia perfeitamente ser chamado de animação, com 2 minutos e 40 segundos de duração é totalmente cativante.
-
Nele, um personagem chamado Waterboy passa por várias situações que simbolizam o elemento água. Durante sua aventura, vemos a água passar por seus vários estados físicos e interagir com diversos objetos, tudo mostrado em animações. Quando Waterboy encontra uma namorada também feita de água, juntos começam uma família. A trilha sonora é uma excelente versão remixada do clássico “We Will Rock You” do Queen’s. A animação é sensacional e com um apelo sentimental muito forte. Vender água é extremamente complicado, pois teoricamente todas são iguais, mudando apenas a fonte. Então, o criativo é criar uma ligação sentimental com o consumidor. Neste caso é o que podemos chamar de publicidade Lovemarks, um termo cunhado pela rede de agências Saatchi & Saatchi, procurando criar uma relação emocional estreita com o consumidor, aumentando o respeito e a lealdade que alguém tem por determinado produto. O comercial é perfeito, pois comunica a consumidor de uma forma agradável a importância da água em nossas vidas.
-

-
Clique aqui (botão direito - Salvar destino como...) para fazer o download do filme.
No segundo filme desta campanha, intitulado “Voices”, a marca continuou quebrando regras em seu segmento, centrando seu conceito de posicionar a Evian como fonte de rejuvenescimento. O comercial, de 45 segundos, tem início com a frase “Let's observe the effects of Evian on your body” (Vamos observar os efeitos de Evian em seu corpo). Então uma série de pessoas, normais como um homem de negócio, um esportista, um surfista, uma grávida, uma secretária, uma senhora idosa começam a cantar a clássica “We Will Rock You” com inocentes vozes infantis. No meio do comercial entra a frase “Drinking pure, balanced mineral water every day helps keep your body young” (Bebendo água mineral pura e balanceada ajuda a manter seu corpo jovem). No final entra a frase “Approved by your body as a source of youth” (Aprovado pelo seu corpo como fonte de juventude). Conceito forte e muito bem comunicado em uma campanha que custou € 5 milhões.
--

-
Clique aqui (botão direito - Salvar destino como...) para fazer o download do filme.
-
A campanha contava ainda com materiais impressos e outdoors que podem ser vistos abaixo.
-

Nenhum comentário: