quarta-feira, março 21, 2007

To Remember: Burger King "Subservient Chicken"

A campanha Subservient Chicken (Galinha Submissa), criada pela agência americana Crispin Porter + Bogusky para a rede Burger King, é o melhor exemplo de uma estratégia de propaganda chamada de marketing viral ou de epidemia. O conceito é simples: difundir campanhas pela internet e fazer com que os próprios usuários se encarreguem de propagá-las, enviando para parentes e amigos. A campanha consistia em um site, http://www.subservientchicken.com/, onde uma pessoa fantasiada de galinha fazia movimentos determinados pelo internauta. A situação não poderia ser mais bizarra: um sujeito vestido de galinha em uma sala, olhando para uma webcam no meio da tela do computador. Embaixo da imagem, uma lacuna onde o internauta digitava, em inglês, tarefas que a galinha deveria cumprir.
-

Embora pareça uma simples diversão, a Galinha Submissa é uma peça de propaganda. Quem vê pela primeira vez, mal repara que se trata de publicidade. O logotipo da rede aparece de forma bastante discreta, antes do frango entrar no ar. Com mais destaque, aparece o comando ‘envie para um amigo’, este sim, o grande responsável pelo sucesso do site. Desde que foi criado no primeiro semestre de 2004, já foi acessado mais de 700 milhões de vezes, fazendo com que a campanha de marketing viral se tornasse a mais bem sucedida já feita nos Estados Unidos. O objetivo era comunicar a possibilidade de vender sanduíche de frango “a la carte”, ou seja, do jeito que o consumidor quisesse, como dizia o slogan da campanha ("Get chicken just the way you like it").
-
* Para quem acessar o site tente esses comandos: durma (sleep), faça ioga (do yoga), dance Macarena (dance Macarena) e coloque um ovo (take egg).

Nenhum comentário: