terça-feira, fevereiro 21, 2006

Marketing de Guerrilha

Vou abordar aqui um assunto polêmico que está na moda na publicidade. O Marketing de Guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque. Com custos mais baixos do que da propaganda tradicional, as ferramentas de Marketing de Guerrilha são utilizadas por empresas menores com o objetivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente sobreviverem. O Marketing de Guerrilha, como descrito por Jay Conrad Levinson no seu popular livro Guerrilla Marketing de 1982, utiliza-se de maneiras não convencionais para executar suas atividades de marketing com pequenos orçamentos. O objetivo é mostrar sua marca gerando eventos que possam ganhar espaço nos noticiários ou atrair a atenção direta do público alvo sem pagar espaços publicitários nas mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas.

Ação para o fio dental Reach criada pela DPZ de São Paulo.
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Porém, na atual sociedade com uma comunicação saturada, grandes empresas começam a utilizar o Marketing de Guerrilha em seu mix de marketing para atingirem os corações e mentes de seus públicos-alvo e trazerem atitude para suas marcas. Há tempos atrás, aconteceram bons exemplos de Marketing de Guerrilha que quero ressaltar. Em Nova York, por volta de oito mil carteiras foram espalhadas nas calçadas de Manhanttan. Ao invés de dinheiro, cheques ou documentos, os curiosos encontraram dentro das carteiras um cartão com uma mensagem e o endereço do site CharityCounts.com, criado para receber doações para instituições de caridade. Outro exemplo ocorreu quando um comboio de 20 carros amassados e soltando fumaça se arrastaram por ruas de Nova York e Los Angeles para promover o lançamento do Driver 2, um videogame de perseguição de carros. Mesmo as empresas tradicionais estão adotando este tipo mais ousado de propaganda. A Pizza Hut gastou U$ 1,25 milhões em um anúncio colocado em um foguete russo lançado ao espaço. Nas novas técnicas, a criatividade, ousadia, inteligência e planejamento são mais importantes que o dinheiro.
Veja mais exemplos de Marketing de Guerrilha:


Ações da Nike para o lançamento de sua nova bola chamada Total 90.


Ação criada pela BBDO de New York para a FedexKinko’s. O texto diz: “Office Products now at fedexkinkos.com”.


Ação criada pela agência Mortierbrigade para o Ebay na cidade de Bruxelas aproveitando lojas que fecharam as portas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Today, I went to the beach with my children.
I found a sea shell and gave it to my 4 year old daughter
and said "You can hear the ocean if you put this to your ear." She put the shell to her ear and screamed.
There was a hermit crab inside and it pinched
her ear. She never wants to go back! LoL I know this is completely
off topic but I had to tell someone!

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