segunda-feira, fevereiro 13, 2006

A natureza da BMW

A marca alemã BMW, Bayerische Motoren Werke, já presenteou os consumidores com campanhas e anúncios fantásticos. Porém, existem dois deles, para mídia impressa que além de serem criativos, passam um conceito absolutamente adequado para o produto. Os automóveis da marca sempre foram clássicos e luxuosos. Mas desde que resolveu ingressar na lucrativa categoria SUV (Sport Utility Vehicle), a empresa deixou de lado a frieza alemã em suas campanhas e adotou um estilo agressivo e ousado. Um dos anúncios mais brilhantes dos últimos tempos foi criado pela agência alemã Jung Von Matt para o novo BMW X5 4.4i. Aliás, nem o próprio anúncio tem palavras, apenas a imagem diz tudo. Cavalos aglutinados e acima as duas cavidades frontais da tradicional grade de uma BMW com os raios de sol penetrando. Tudo para demonstrar a força do novo motor alemão. É preciso dizer mais alguma coisa? Tire você mesmo suas próprias conclusões. Apesar do anúncio, intitulado de “Horse Power”, vir da Alemanha, o responsável pela criação foi o brasileiro Marco Antonio ‘Eddie Murphy’, um dos melhores diretores de arte da atualidade. O segundo intitulado “Serengeti” foi criado pela agência norueguesa da Leo Burnett para o mesmo produto. Querendo demonstrar toda potência do motor e agilidade do carro, o anúncio mostra uma perseguição em uma savana africana onde o BMX X5, travestido com a pintura da pele de um guepardo, que como se sabe é o animal mais veloz e ágil do planeta persegue um off-road da Mercedes-Benz, travestido com a pintura de uma zebra, animal que é uma das caças preferidas do guepardo. Um Anúncio forte, marcante e com grande utilização do conceito de Hard-sell, neste caso um ataque direto a seu eterno e conterrâneo rival.



Nenhum comentário: