quarta-feira, março 29, 2006

Virou Moda

Igualmente ao exemplo do post anetrior, urinar em banheiros masculinos virou uma grande diversão. Para sorte de nós homens, as empresas e agências de publicidade parecem aderir de vez ao chamado marketing de guerrilha nesses ambientes. O objetivo deste tipo de campanha (marketing de guerrilha) é mostrar a marca gerando eventos que possam ganhar espaço nos noticiários ou atrair a atenção direta do público alvo sem pagar espaços publicitários nas mídias tradicionais como rádio, televisão, jornais e revistas.
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A primeira peça foi criada pela agência TAXI de Toronto para a marca de automóveis MINI, que possui grande tradição de anunciar em mídias não tradicionais. Veiculada em banheiros públicos do Canadá, a ação consistia em colocar pequenos cones dentro de mictórios. O texto do anúncio colocado logo em frente aos mictórios dizia: "Test your handling skills" (Teste suas habilidades), fazendo uma clara alusão ao pequeno, porém ágil, tamanho diminuto do veículo.

Esta ação foi criada pela agência turca Rafineri de Istambul para a marca de videogame Playstation, pertencente a Sony. Com o objetivo de comunicar a filosofia “Gaming is everywhere” criou uma espécie de mictório interativo. Os símbolos que representam os botões do console Playstation foram fixados dentro dos mictórios, e conforme direciona-se o jato urinal para cada um, a pessoa pode ir acompanhando seu score mediante a adesivos de pontuação fixados na parte superior deste, agora divertido, recipiente.

A agência Duda Propaganda, que tem como sócio o senhor Duda Mendonça, muito conhecido por nós por suas habilidades financeiras em procriar contas bancárias no exterior, criou esta ação para o canal ESPN Brasil com o objetivo de atrair os fanáticos por futebol. Os mictórios interativos que possuíam uma pastilha de naftalina na frente de um gol de plástico e anúncios com o texto “Futebol é bom em qualquer lugar. Mas é melhor ainda nos canais ESPN.” foram instalados em 50 banheiros de bares nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

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