sexta-feira, junho 23, 2006

Cópia em Branco

Pelas minhas andanças na Internet encontrei duas campanhas de Marketing de Guerrilha absolutamente iguais para produtos diferentes. Cópia ou Cincidência? As duas campanhas foram criadas e executadas na Europa e para produtos de uma mesma empresa: a Procter & Gamble.
-
Os produtos em questão são o Mr. Clean, conhecido em alguns países como Mr. Proper, uma linha para limpeza doméstica; e a marca de higiene oral Blend-a-med Whitestrips. Ambos prometiam o “Branco Total”, um para os dentes e o outro para limpeza. A ação consistia em pintar uma única listra da faixa de pedestres na cor branca e estampar o logotipo da marca. A diferença entre as duas campanhas era apenas na execução. A campanha do Blend-a-med Whitestrips era composta de dois estágios. No primeiro uma listra da faixa de pedestre foi pintada de branco com o texto: “Sponsored by Blend-a-med Whitestrips”. Em um segundo estágio outras listras da faixa de pedestre foram sendo pintadas de branco. A campanha do Mr. Clean foi criada pela agência alemã Grey Worldwide de Düsseldorf e a do Blend-a-med Whistestrips pela Saatchi & Saatchi da Polônia. Uma pergunta que não quer calar: Será que a Procter & Gamble não notou tal semelhança nas campanhas de suas agências européias. Será?

-

* Update no CC Hall of Fame. Foram inseridos mais 4 vídeos.

Nenhum comentário: