Pelas minhas andanças na Internet encontrei duas campanhas de Marketing de Guerrilha absolutamente iguais para produtos diferentes. Cópia ou Cincidência? As duas campanhas foram criadas e executadas na Europa e para produtos de uma mesma empresa: a Procter & Gamble.
-
Os produtos em questão são o Mr. Clean, conhecido em alguns países como Mr. Proper, uma linha para limpeza doméstica; e a marca de higiene oral Blend-a-med Whitestrips. Ambos prometiam o “Branco Total”, um para os dentes e o outro para limpeza. A ação consistia em pintar uma única listra da faixa de pedestres na cor branca e estampar o logotipo da marca. A diferença entre as duas campanhas era apenas na execução. A campanha do Blend-a-med Whitestrips era composta de dois estágios. No primeiro uma listra da faixa de pedestre foi pintada de branco com o texto: “Sponsored by Blend-a-med Whitestrips”. Em um segundo estágio outras listras da faixa de pedestre foram sendo pintadas de branco. A campanha do Mr. Clean foi criada pela agência alemã Grey Worldwide de Düsseldorf e a do Blend-a-med Whistestrips pela Saatchi & Saatchi da Polônia. Uma pergunta que não quer calar: Será que a Procter & Gamble não notou tal semelhança nas campanhas de suas agências européias. Será?
* Update no CC Hall of Fame. Foram inseridos mais 4 vídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário