quarta-feira, junho 21, 2006

Uma epidemia chamada Copa

Em tempos de Copa do Mundo qualquer oportunidade, por menor que seja, vira uma grande arma nas mãos de publicitários. Resolvi fazer um giro pelo mundo para conferir o que andam aprontando os cérebros criativos desse planeta, que parece ter virado o “Planeta Bola”. Uma explosão de insanidade parece ter tomado conta do mundo publicitário em tempos de Copa do Mundo. Mas fique tranqüilo, trarei apenas o que realmente é criativo e diferente.
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Esta ação foi criada pela agência TBWA de Berlin para a germânica Adidas, uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo. Um enorme afresco, com aproximadamente 40 metros de comprimento, foi instalado no teto da estação de trem de Colônia, uma das sedes do mundial, para promover a Copa do Mundo. O afresco, que lembrava a famosa obra na cúpula da Capela Sistina pintada por Michelangelo, mostra dez jogadores exatamente como milhões de entusiastas futebolísticos os vêem, como verdadeiros Deuses. A obra de arte, que faz parte da campanha global Adidas 10+, foi feita pelo ilustrador Felix Reidenbach, que precisou de quase 40 dias para finalizá-la. Qualquer coincidência Bíblica é mera especulação. Os jogadores retratados no afresco são: Michael Ballack, David Beckham, Zinédine Zidane, Raúl, Kaka, Nakamura, Lukas Podolski, Lionel Messi, Juan Román Riquelme and Djibril Cissé.
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O Guaraná é uma bebida originalmente tupiniquim. E o Guaraná Antarctica é um dos patrocinadores da nossa aclamada Seleção Brasileira de Futebol. Em tempos de Copa do Mundo, qualquer oportunidade vira publicidade. Esta ação foi criada pela agência DUDA Propaganda. Como o brasileiro é apaixonado por futebol e muitos deles utilizam o ônibus como forma de transporte, vários pontos da cidade de São Paulo foram tematizados, comunicando não somente o clima que a Copa do Mundo desperta como o apoio a nossa seleção “Canarinha”. Os pontos de ônibus foram literalmente transformados em gols. O texto “Brasil, coloca a bola na rede” e o slogan “Guaraná Antarctica e Seleção, ninguém faz igual” demonstram todo o apoio à nossa Seleção.
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Esta última peça foi criada pela agência JWT de Porto Rico para a organização Anistia Internacional. O texto diz: “In this beautiful game, black and white have been always together. Stop racism” (Nesse belo jogo, o branco e o preto sempre estiveram juntos. Pare com o racismo). Absolutamente fantástico. O esporte tem este poder. E a publicidade também.

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