sexta-feira, agosto 04, 2006

Wayne Christ

Na última Copa do Mundo de Futebol uma campanha causou polêmica e despertou o furor da Igreja Católica na Inglaterra. Criada pela competente agência Wieden + Kennedy de Londres para a Nike, a campanha mostrava o "Garoto Prodígio Inglês", Wayne Rooney, com a cruz vermelha de São Jorge pintada em seu torax, braços e rosto.

A campanha, que foi veiculada em outdoors e jornais do Reino Unido, coincidia com a volta, depois de uma grave contusão, de Wayne Rooney ao posto de titular do English Team, estabelecendo um paralelismo entre sua recuperação e a ressurreição de Cristo. Outras interpretações poderiam ser feitas sobre a forte imagem: a bandeira da Inglaterra pintada em seu corpo exaltando o patriotismo; o vermelho representando sangue e demonstrando o espírito guerreiro do jogador; ou simplesmente representando a figura de um salvador.

Os setores mais conservadores da Igreja Católica consideraram a imagem ofensiva, pois fazia referência a crucificação de Jesus Cristo. A Nike respondeu dizendo que a imagem tratava apenas da pose habitual de Wayne Rooney ao comemorar um gol, e a cruz era o símbolo da Inglaterra.