segunda-feira, dezembro 04, 2006

To Remember: Audi Ciavena "Chaves"

O que é bom não fica velho. Na propaganda também é assim. Um dos comerciais mais clássicos da propaganda brasileira é extremamente simples e inteligente. Intitulado “Chaves” e criado pela agência paranaense Master para a concessionária Ciavena, uma das importadoras da marca alemã Audi no Brasil, utiliza-se da técnica Hard-Sell (propaganda comparativa citando explicitamente o concorrente) de uma forma sutil, sem fazer sequer uma crítica ou denegrir a imagem dos concorrentes em questão.
-
O filme começa com uma simples pergunta: O que você quer em um carro? Em seguida veremos quatro pregos, onde chaves começam a ser penduradas. A primeira, de um Alfa Romeo, é seguida pela pergunta: Design?. Logo após é pendurada a de um Volvo e a pergunta: Segurança?. Depois a chave de uma Mercedes-Benz e a pergunta: Conforto?. Enfim, a chave de uma BMW e a pergunta: Esportividade?. Logo percebemos que as quatro argolas das chaves formam o tradicional logotipo da marca Audi. E segundos depois entra a pergunta: Em apenas um carro?. Objetividade e simplicidade, aliada a uma aventura visual agradável, para comunicar que todas essas características podem ser encontradas somente em um Audi. O filme “Chaves” conquistou inúmeros prêmios entre eles a medalha de Ouro no NY Festival em 2004.
-

- -
A campanha contava ainda com um anúncio impresso que pode ser visto abaixo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente muito bom!

Não é comum ver anúncios citando outras marcas.
O logotipo da Audi é um negócio muito forte!

Salucombo_Jr. disse...

Boa!
Por ca diz-se juntar o +/- bom ao bom, o resultado ja se sabe.
Audi

Anônimo disse...

No anuário do Clube de Criação de São Paulo esse anúncio ganhou prata ou bronze, se não me engano. Só pode ser porque é de agência paranaense, porque coisa muito pior levou ouro. Aposto que se fosse uma agência paulista teria ganho ouro.

Anônimo disse...

Reza a lenda que a Almap, por ter a conta institucional da Audi, ficou mordida com essa campanha e aí promoveu um boicote no CCSP e em Cannes (Algum criativo da agência paulista era jurado quando esse filme concorreu no festival).

PS: O filme chaves ganhou Ouro e depois foi agraciado com o GP do NY Festivals.