sexta-feira, abril 28, 2006

Cup with Nose

A agência DDB do Canadá desenvolveu e executou uma ação diferenciada e inovadora para a clínica do renomado cirurgião plástico canadense Dr. Mitchell Brown (Toronto Plastic Surgery). Em especial, o mais atrativo desta ação é a utilização de uma mídia não convencional criando uma experiência ao consumidor. Copos descartáveis foram utilizados como mídia proporcionando um efeito visual dos mais interessantes.

Runners Point

Existem anúncios que o redator perde totalmente a função, podendo ir curtir um descanso sem peso na consciência. Este anúncio, criado pela agência Jung Von Matt de Hamburgo, para a Runners Point, uma loja de artigos esportivos, é um grande exemplo disso. A criatividade e a simplicidade são tão marcantes que dispensa comentários.

Human Ball

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização internacional não-governamental, criada em 1971 por médicos franceses (conhecidos desde então como French doctors) e liderados por Bernard Kouchner, que oferece assistência médica de urgência em casos como conflitos armados, catástrofes naturais, epidemias e fome. A organização foi criada com a idéia que todas as pessoas têm o direito a tratamento médico, e que essa necessidade é mais importante que as fronteiras nacionais (princípio de ingerência).
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A AIDS virou uma verdadeira epidemia na África, assolando comunidades inteiras. Para alertar sobre esse grave e terrível problema, a agência Duval Guillaume de Bruxelas criou o comercial intitulado “Human Ball” para a MSF, que foi veiculado no dia 1 de dezembro de 2005, denominado World AIDS Day, dia em que se realizam inúmeras ações contra o HIV e a AIDS.
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O comercial mostra um homem que sai rolando pelo chão levando consigo três mulheres. A bola humana é avassaladora levando cada vez mais homens, mulheres e crianças, devastando comunidades e vilas do continente africano. Quando atinge um tamanho gigantesco a bola humana se aproxima e invade uma grande cidade. É neste exato momento que entra o texto: “Don't let AIDS gain more ground. Everyone must have access to treatment” (Não permita que a AIDS ganhe mais espaço). Todos devem ter acesso a tratamento). Um filme impactante e forte com 45 segundos de duração que fará você refletir sobre o grave problema no continente africano.
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Clique na figura para fazer o download do filme.

Students Hands

A Matchbox é uma das marcas preferidas pelos estudantes e profissionais de criação para exprimirem toda sua capacidade criativa. Existem centenas e centenas de anúncios criados por eles, e dificilmente algum publicitário do setor de criação não tenha uma peça em seu portifólio. Essa campanha, premiada com o International ANDY Award em 2006, foi criada por estudantes da Miami AD School de Hamburgo na Alemanha. A campanha, que diga-se de passagem, ficou fantástica, passa o conceito de que as miniaturas da Matchbox são tão perfeitas e cheias de detalhes que até parecem reais.



Cultura Criativa

Os anúncios criados pela agência FCB de Lisboa para a revista National Geographic aliam inteligência e criatividade, voltados para um público esclarecido culturalmente e ávido por ciência e história. Utilizando uma excepcional associação de elementos os anúncios foram criados em cima do assunto central de exemplares da revista.
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No primeiro anúncio, já que o tema central da revista era o renascimento da cultura Celta, extremamente influente na Europa, foi utilizada de uma forma inteligente, uma montagem do mais famoso símbolo Celta: as ruínas de Stonehenge, formada por maciços blocos de pedra erigido na Planície de Salisbury na Inglaterra.


Neste segundo anúncio, em que o tema central da revista era as causas e conseqüências do terrível acidente nuclear ocorrido em Chernobyl no ano de 1986, podemos ver a tradicional boneca russa, conhecida como Matryoshkas, com três cabeças, fazendo uma clara alusão aos efeitos do acidente na população da região.

No último anúncio, como o tema central da revista era o terrível terremoto que devastou a capital portuguesa há mais de 250 anos atrás, podemos ver o mapa das linhas do metro de Lisboa, um dos principais orgulhos da capital portuguesa, totalmente quebrado em função do terremoto.

Bandes de Cire

A Veet é uma marca especializada em produtos para depilação. E para divulgar as folhas de cera fria, ideais para eliminação dos pêlos pela raiz, a agência JWT de Paris criou um outdoor que no mínimo chamava a atenção de quem passava. Um grande uso da mídia em questão.

quinta-feira, abril 27, 2006

To Remember: VW Fusca

A agência paulista Almap/BBDO criou e veiculou, em agosto de 1993, uma campanha antológica que acabou virando um clássico da publicidade brasileira. A campanha em questão era para comunicar a volta do carismático VW Fusca. Lançado no Brasil em 1959 no final do governo JK, havia sido retirado de circulação pela modernidade e recolocado em cena pela administração do então Presidente Itamar Franco. O modelo mais popular da Volkswagen voltava às ruas e à mídia, pelas mãos dos publicitários Marcello Serpa e Alexandre Gama. Outdoors com frases como "Buracos Voltei" e "De 0 a 100 no tempo suficiente" serão, certamente lembrados por um bom tempo. A campanha fez com que o famoso e conhecido slogan “Volkswagen. Você conhece. Você Confia.” ficasse marcado de vez na memória do consumidor brasileiro.
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quarta-feira, abril 26, 2006

Contos Terríveis

A Colômbia, como muitos outros países subdesenvolvidos, enfrentam problemas sociais graves. E um deles é a situação de trabalho forçado, na maioria das vezes em condições terríveis, a que são submetidas crianças. Foi justamente para informar e alertar a população que a agência Leo Burnett de Bogotá criou esta brilhante e magnífica campanha para a organização Conéxion Colombia. Os anúncios mostram a realidade de como são tratadas as crianças colombianas através de famosos contos infantis como Chapeuzinho Vermelho, A Cinderela, O Soldadinho de Chumbo e A Bela e A Fera, modificados pela terrível realidade do país. Com uma primorosa direção de arte, os anúncios contêm o texto “Com que contos estão crescendo nossas crianças? Ajude-nos a reescrever esta história” (Which are the stories our children are growing with? Let's rewrite our history).
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Via Houtlust

Impossible Team

A Copa do Mundo está chegando e junto com ela campanhas publicitárias, onde astros do futebol são os protagonistas, nos ajudando a entrar definitivamente no planeta futebol.
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A última campanha global da Adidas, criada pela agência 180/TBWA de Amsterdam, segue fielmente o slogan “Impossible is Notihing”. A grande novidade desta nova campanha, intitulada “Impossible Team”, e composta por dois comerciais de televisão com 60 segundos de duração, é que foi totalmente rodada em Barcelona e em língua espanhola.


O primeiro comercial chamado de “Equipo”, foi lançado no dia 4 de abril durante a realização das quartas de finais da Champions League e retrata uma cena totalmente familiar para qualquer garoto: uma “pelada” sendo disputada em um campo de terra. Protagonizado por dois garotos, José e Pedro, que começam a escolher os times e convocam alguns dos melhores jogadores do mundo, todos patrocinados obviamente pela Adidas. Surgem no terrão Kaká, Zinedine Zidane, Djibril Cissé, David Beckham, Jermaine Defoe, Frank Lampard, Michael Ballack, David Trezeguet e até Michel Platini e o ídolo alemão Franz Beckenbauer, que através de computação gráfica entram no jogo. A magia do comercial é tornar realidade o time dos sonhos dos dois garotos.
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O segundo comercial, intitulado “Partido”, que será lançado somente quando a Copa do Mundo começar mostra o jogo rolando com José e Pedro no comando de suas equipes. Ambos os comerciais são dirigidos pelo renomado diretor checo Ivan Zacharias, que recentemente dirigiu o comercial “Power of Dreams” da Honda, e fazem parte da campanha Adidas World Cup + 10.

A campanha conta ainda com anúncios impressos, outdoor, material de ponto-de-venda e internet. Não deixem de acessar o site Adidas.

Confira abaixa as escalações de ambos os times:


José’s team: Michael Ballack (Alemanha, Bayern Munich), Franz Beckenbauer (Alemanha), David Beckham (Inglaterra, Real Madrid), Du-Ri Cha (Coréia do Sul, Eintracht Frankfurt), Damian Duff (Irlanda, Chelsea), Steven Gerrard (Inglaterra, Liverpool), Kaká (Brasil, Milan), Oliver Kahn (Alemanha, Bayern Munich), Juan Román Riquelme (Argentina, Villarreal), Bastian Schweinsteiger (Alemanha, Bayern Munich), Patrick Vieira (França, Juventus).

Pedro’s team: Djibril Cissé (França, Liverpool), Jermain Defoe (Inglaterra, Tottenham Hotspur), Kevin Kuranyi (Alemanha, Schalke 04), Frank Lampard (Inglaterra, Chelsea), Michel Platini (França), Shunsuke Nakamura (Japão, Celtic Glasgow), Alessandro Nesta (Itália, Milan), Lukas Podolski (Alemanha, Köln), Raúl (Espanha, Real Madrid), Arjen Robben (Holanda, Chelsea), David Trezeguet (França, Juventus), Zinedine Zidane (França, Real Madrid).

Lost? Why?

Em sua maioria as campanhas do setor automobilístico têm sua comunicação, como não poderia deixar de ser, centrada no carro, produto final das montadoras e protagonista sedutor aos olhos do consumidor.
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Porém existem campanhas deste setor centradas em novas tecnologias. Os anúncios abaixo foram criados pela agência Publicis de Frankfurt para o novo sistema de navegação da Renault, chamado Carminat 3. Com uma simples direção de arte e excelente execução, podemos notar que o local que supostamente o motorista está querendo chegar ganhou enorme destaque na paisagem dos anúncios. O texto diz ”The world’s eaisest car navigation system. Carminat 3 from Renault” (O sistema de navegação de carro mais fácil do mundo. Carminat 3 da Renault).
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Não poderia deixar de falar sobre o slogan “Créateur D’Automobiles”, localizado no canto superior dos anúncios. É sem dúvida nenhuma um dos slogans mais fortes e penetrantes desta categoria.
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Via Web Mídia

terça-feira, abril 25, 2006

Skol Beats


O Skol Beats, que a partir deste ano se torna o maior festival de música eletrônica do mundo, está chegando. Nos anos anteriores a agência F/Nazca Saatchi & Saatchi de São Paulo criou os filmes Fábrica (2001), Vôo (2002), Astronautas (2003), Homem das Cavernas (2004), Rodízio (2004) e Contágio (2005) para divulgar o evento.
Neste ano o festival, que será realizado no dia 13 de maio, conta com uma ação de comunicação integrada que está mexendo com a cidade. Parques, calçadas, ruas e supermercados de São Paulo se agitam na nova campanha que a F/Nazca criou para o Skol Beats 2006.
Com o slogan "Festa na Potência Máxima", o filme, intitulado "Botões", é protagonizado por imensos botões de mesa de som, que viraram os personagens Green, Yellow e Red, e aparecem dançando pela cidade e convidando o público para o evento. O filme termina com o slogan da campanha e a locução “Se beber, não dirija”. Na tela um letreiro destaca a censura do evento, que é 18 anos.

Além de trabalhar ícones da cena eletrônica, em especial os botões de mesas de som, outros elementos como fios, plugues, alto-falantes e botões de potência são explorados neste comercial cheio de sagacidade e irreverência.

Clique na figura acima para assistir ao vídeo.

Os alucinados botões ganharam até uma comunidade no Orkut, onde você pode ficar amigo do Green, Yellow e do Red, que possuem até um depoimento de seus “irmãozinhos” em seus perfis. Além do filme que será veiculado nas emissoras abertas e por assinatura, nos formatos de 45" e 30", a campanha conta com anúncios para a mídia impressa, cinema, outdoors, cartões postais, flyers, materiais para pontos-de-venda e latas decoradas. Ainda conta com um site (www.invasaobeat.com.br) onde você pode assistir a 6 vídeos que seguem o mesmo conceito do vt.

Com 90 atrações nacionais e internacionais, a escalação de 2006 é a mais redonda de todos os anos: reúne nomes consagrados nacionais e internacionais das mais diversas vertentes da cena eletrônica, bastante aguardados pelo público; sem perder sua principal característica: apresentar tendências ou o que será tendência.

Thanks to Renata Pimentel da agência LiveAd, especializada em marketing viral.

Corra...Não Pare...Acelere

Esta ação de marketing de guerrilha foi criada pela agência AGE de São Paulo para a marca de material esportivo Nike. Durante uma maratona realizada nas ruas de São Paulo todos os sinais de trânsito foram transformados em mensagens de incentivo para os corredores. Uma forma diferente de comunicar toda a atitude que a marca Nike tanto preza. O slogan “Run” reforçava ainda mais o conceito da ação.






Seqüestrado

Absolutamente espirituoso e inteligente este anúncio feito pela agência alemã Jung Von Matt, uma das mais criativas do mundo, para o jornal alemão Bild-Zeitung. Brincando com a situação de quando as vítimas de seqüestro tiram fotos com o jornal do dia para enviar a família, como prova de que estão vivos, o anúncio mostra o próprio seqüestrado já na primeira página. Uma forma muito criativa de dizer que o Bild-Zeitung é o mais atualizado e completo. O anúncio, intitulado “Kidnapped”, tem o slogan “Read the fastest newspaper” (Leia o mais rápido jornal). Simples e inteligente.
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Thanks to Brainstorm

Foco Total

A câmera Olympus E-1 Digital SLR foi inteiramente concebida a partir de tecnologia digital e para fotografia digital, fornecendo qualidade inigualável de imagem. As lentes Zuiko intercambiáveis do sistema foram projetadas especificamente para a captura digital com tecnologia inteligente, que fornece precisão completa com sombreamento e distorção reduzidos. Cada uma das lentes é feita com vidros óticos da mais alta qualidade, proporcionando um foco total mais exato com nitidez de resolução e riqueza de detalhes.
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Foi para ressaltar todas essas qualidades que a agência Saatchi & Saatchi de Sydney criou a campanha denominada “Pin Sharp”. Os anúncios, fotografados pelo renomado Paul Freeman, demonstram todo o poder da câmera, ressaltando a qualidade e nitidez nos menores objetos como uma mosca, a semente de uma flor e a corda de um interruptor. Repare que o foco e a nitidez estão nos pequenos objetos dos anúncios. O texto contido neles é “Pin-Sharp Focus, Shot in the world’s first 100% Digital SLR System”.
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For Boys Who Were Always Men

A Volkswagen é uma das empresas que melhor tem se comunicado nos últimos tempos. Se formos fazer uma análise, mesmo que superficial, recordaremos de muitas campanhas marcantes da montadora alemã. Uma das que mais me impressiona, principalmente por seu posicionamento e conceito, foi criada em 2004 pela agência DDB de Berlin para o VW Golf GTI.
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Intitulada “For boys who were always men”, tinha um público alvo bastante definido, homens jovens, além de conter um conceito forte e pertinente para um automóvel esportivo e moderno. A campanha era composta por seis anúncios impressos que mostravam meninos agindo como se fossem homens adultos. A boa direção de arte aliada à uma redação inteligente mostram claramente o posicionamento do Golf GTI. As crianças não são utilizadas como elemento ou acessório, neste caso são a base da campanha.
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O slogan “For boys who are always men” (Para meninos que sempre foram homens) reforça ainda mais o posicionamento do produto, transmitindo o espírito do Golf GTI, um carro para quem tem atitude.







A campanha contava ainda com um comercial de televisão, intitulado “Boys”, que seguia a mesma linha das peças impressas. O interessante neste filme é que foi produzido como se fosse um vídeo caseiro feito pelos pais.

Uma peça de mídia interativa, denominada “Painting Book” foi colocada no site da revista GQ, dirigida a homens modernos, que gostam de estar informados, que se interessam por moda, cultura e apreciam mulheres belas. A peça pode ser vista clicando no link de.ddb.com/awards/gti/site/.

segunda-feira, abril 24, 2006

Little Dear

Quando o assunto é método contraceptivo, publicitários parecem colocar toda sua capacidade criativa em ação, presenteando-nos com campanhas sensacionais. Para quebrar o “gelo” e tornar o assunto mais familiar para quem está assistindo, na maioria das vezes essas campanhas são carregadas de humor.
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A belga Duval Guillaume, uma das agências mais criativas da Europa, criou em 2002 uma campanha hilária para a marca de preservativos Zazoo. Utilizando-se de uma grande pitada de humor, sem obviamente deixar de retratar a verdadeira realidade, mostra que sem planejamento um filho pode causar um enorme transtorno em sua vida. A campanha mostra um homem, maior consumidor deste tipo de método contraceptivo, em cenas que um pai pode vir a passar quando tiver filhos. Não que ter filhos seja sinônimo de problemas e dor de cabeça, mas certamente quando não é planejado tudo fica mais difícil, como podemos observar no anúncio abaixo.

A campanha contava ainda com um filme, intitulado de “Little Boy”, onde mostrava um jovem pai e seu pequeno filho fazendo compras em um supermercado.


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Como vida de pai nunca é fácil, após a recusa de comprar um pacote de balas, o menino começa a fazer um verdadeiro escândalo. Neste momento o comercial oferece uma solução bastante simples. É quando entra a frase “Use Comdons”.
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Clique aqui para fazer o download do filme.
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Thanks to Brainstorm

Big Hands

Existem campanhas tão inteligentes e conceituais que às vezes o entendimento não se dá logo na primeira olhada. Esta criada pela agência Publicis Conseil de Paris para a marca de soutien Wonderbra é um grande exemplo disso. Criada exclusivamente para o mercado francês e para coincidir justamente com o Valentine’s Day (Dia do Namorados), época em que os homens franceses possuem o forte hábito de presentear suas amadas com belas e sensuais lingeries. A campanha mostra implicitamente e de uma forma muito inteligente a principal característica do produto: Aumentar o volume dos seios. Nos anúncios podemos observar homens com enormes mãos, uma alusão inteligente, com uma pitada de erotismo, ao efeito provocado pelos soutiens nos seios. De tão conceitual e inteligente, a campanha foi veiculada somente em revistas fashion para um público seleto, sofisticado e intelectual, capaz de compreender a mensagem passada. Uma campanha desafiadora que mexe com a mente do consumidor.
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Multifunction

Este anúncio criado pela agência Saatchi & Saatchi de Hong Kong para a marca de canivetes Swiss Victorinox de tão simples e objetivo chega a ser criativo. Intitulado de “Toll Box” e ganhador do prêmio Prata no Clio awards em 2002, o anúncio, sem dizer uma única palavra, passa um conceito forte e definido. Uma caixa de ferramentas aberta e apenas o canivete, na tradicional cor vermelha, assim como todo o anúncio, dentro dela. Tentando passar o conceito de multifuncionalidade, uma das principais características deste canivete, que contém inúmeras funções, dispensando todas as outras ferramentas. Perfeito, simples e objetivo.
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Hungry Frogs

O principal objetivo do inseticida é exterminar insetos, principalmente mosquitos, formigas, baratas, abelhas, moscas e mariposas. Na grande maioria dos anúncios desses produtos são colocados fotos desses bichinhos indesejados. Anunciar inseticida e não mostrar insetos é uma idéia criativa e conceitual.

E foi justamente isso que a agência BBDO/Beijing da China fez para a marca Baygon. Os criativos partiram do conceito de como seria a vida dos principais predadores dos insetos. Para isso escolheram os sapos como predadores e que estão no topo da cadeia alimentar, pelo menos em relação aos insetos. O primeiro anúncio, intitulado “Frogs - Famine”, mostra sapos que por não terem insetos para comer, obviamente mortos pela ação eficaz do Baygon, estão magros, desnutridos, fazendo com que seus papos, sempre gordos e robustos para auxiliar no coaxado, estejam magros.


No segundo anúncio, intitulado “Frogs - Survival”, vemos um sapo, que por não resistir a fome e por falta de seu principal alimento, os insetos, acabou praticando o canibalismo, como podemos ver pelas perninhas dentro de sua boca. Em ambos os anúncios não são escritos uma única palavra, apenas a fotografia do produto como assinatura. Qualquer texto seria dispensável. É o ponto de vista do predador em relação ao produto. Uma idéia fantástica. Isto é o que podemos chamar de propaganda inteligente e totalmente conceitual, além de ser globalizada.

domingo, abril 23, 2006

Wake Up

Esta campanha de marketing de guerrilha está entre uma das mais originais dos últimos tempos. Criada pela agência Saatchi & Saatchi de New York para a marca de café Folgers, pertencente a Procter & Gamble, e líder do enorme mercado americano, com quase 85 milhões de xícaras consumidas diariamente. Fotos de xícaras de café foram impressas em vinil e colocadas estrategicamente em cima de tampas das saídas subterrâneas, também conhecidas como saídas de calor, da cidade de New York. Principalmente ao amanhecer, essas saídas emanam vapores, criando um efeito visual fantástico. O texto dizia: “Hey, City That Never Sleeps. Wake Up.”. Uma ação que com certeza chamou a atenção dos moradores da Big Apple.
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Via Coloribus.